Detran automatiza procedimentos de mudança e adição de categoria na habilitação

Adicionar ou mudar de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou muito mais fácil. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) disponibilizou, desde o início do mês, o serviço automatizado nos procedimentos do documento de porte obrigatório, ou seja, depois que o condutor obtiver aprovação no teste de direção, a emissão da CNH será automaticamente autorizada, sem que haja necessidade dele retornar a algum posto de atendimento para finalizar o processo.

Os dois procedimentos na CNH agora seguem os mesmos moldes da renovação automática da habilitação, onde o titular do documento não precisa se dirigir ao Detran para fazer a abertura do processo. Agora é realizado de forma mais simples, pelo site institucional (www.detran.al.gov.br), basta o condutor acessar o portal, emitir a guia de mudança ou adição de categoria, e, após isso, realizar os procedimentos numa clínica credenciada, como a captura de imagem e exames clínico e psicológico.

Caso o cidadão seja aprovado no exame prático de habilitação, realizado no Detran, o sistema automaticamente autoriza o processo de emissão da nova CNH, o que dispensa o deslocamento do usuário para cumprir os trâmites burocráticos. “Ele vinha em dois momentos ao órgão, inicialmente para fazer o cadastro com todas as informações para emitir a guia, e depois teria que vir novamente para assinar o requerimento dele para finalizar o processo, caso não fizesse isso na pista do exame”, explica a chefe de controle de condutores, Lisiane Rocha.

O projeto foi desenvolvido por servidores do Detran/AL das áreas de Habilitação e Infraestrutura Tecnológica, que vêm trabalhando em conjunto para instaurar soluções organizacionais e modernas que facilitem a vida dos alagoanos.

No decorrer dos últimos anos, o órgão executivo já conseguiu implementar algumas dessas soluções, como nos procedimentos de 2ª via de Habilitação, Habilitação Definitiva, Renovação de CNH, Permissão Internacional para Dirigir, agendamento de provas e exames clínicos, dentre outros que o candidato ou condutor pode realizar sem se deslocar a um posto de atendimento.

A chefe ressalta que todo o processo é realizado com segurança para garantir que o usuário que irá à Clínica é o mesmo que solicitou o serviço. “Fazemos compatibilidade de biometria para poder emitir a CNH, então não é só um processo mais simples, é também um processo seguro”, afirma.

A iniciativa da autarquia está em conformidade com a Lei Federal 13.726, de outubro de 2018, que visa a promover maior eficiência, agilidade e desburocratização nos procedimentos administrativos dos serviços públicos. Para o diretor-presidente, Adrualdo Catão, simplificar os procedimentos institucionais é o maior objetivo.

“Nosso site oferece vários serviços on-line e vamos continuar aderindo às ferramentas tecnológicas que facilitem a vida do cidadão porque a ideia é diminuir o máximo possível a necessidade de perder tempo se deslocando a um posto de atendimento”, garante

Ascom – 11/04/2019