Rodrigo Cunha consegue audiência pública sobre o Pinheiro em Brasília

A pedido do senador Rodrigo Cunha, que comanda a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), será realizada na comissão nesta quinta-feira (21/03), a partir das 9h30, audiência pública com mais de 20 especialistas e autoridades envolvidas diretamente no grave problema do bairro do Pinheiro.

A audiência foi convocada pelo senador para colher todas as informações que estão dispersas em diferentes órgãos, e a partir daí buscar unificá-las e centralizá-las, para tornar mais efetivo o encaminhamento das providências para os moradores, que agonizam por respostas.

— Este não será um simples ato político. Venho acompanhando desde o início a situação do Pinheiro e estou extremamente preocupado com os riscos que os moradores correm permanecendo ali. Não se trata de alarmar as pessoas, mas elas precisam de respostas imediatas e de um cronograma preciso para cumprir – alerta o senador Rodrigo.

A audiência será feita em blocos temáticos, totalizando quatro. O primeiro será centrado em discutir as causas do afundamento do bairro e juntará na mesma mesa representantes do Ministério de Minas e Energia; da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM); da Brasken e da Agência Nacional de Mineração (ANM). O segundo bloco tratará dos planos de contingência que estão em curso, ouvindo a prefeitura, a Defesa Civil de Maceió, a Defesa Civil de Alagoas, a Caixa Seguradora e o Ministério do Desenvolvimento Regional, que comanda os trabalhos da Defesa Civil Nacional.

O terceiro bloco colherá as sugestões do Ministério Público de Alagoas, da Procuradoria Geral da República, do Tribunal de Justiça de Alagoas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública. E o último bloco reservará um espaço para os depoimentos da sociedade civil, ouvindo o precioso relato de quem está convivendo com o problema de perto.

21/03/2019