Ronda no Bairro apresenta modelo de atuação em Segurança Pública em Brasília

O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado de Alagoas, foi convidado pela Coordenação-Geral dos Direitos das Populações em Situação de Risco, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para participar, na próxima terça-feira (16), de um encontro em Brasília que discutirá novos modelos de atuação das políticas públicas para a população em situação de rua de todo o País.

A reunião faz parte da programação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), do Governo Federal, e abrirá espaço para que o Ronda no Bairro apresente o modelo desenvolvido por sua equipe de Articulação e Mobilização Social, servindo de modelo para outros estados da federação.

Para a coordenadora do setor, Áurea Vasconcelos, esta é “mais uma grande conquista do Ronda no Bairro, mostrando que a preocupação com os menos assistidos é importante e dá frutos, mesmo que apareçam a longo prazo”. “Esse convite nos enche de orgulho e satisfação, pois mostra que estamos no caminho certo, encaminhando, fiscalizando e cobrando os responsáveis”, avalia.

Também deve participar do encontro o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), representado pelo seu coordenador, o alagoano Rafael Machado, que levou a existência do Ronda no Bairro ao conhecimento do ministério.

Desde que o programa foi lançado, há um ano e três meses, o setor social do Ronda no Bairro realizou cerca de 250 atendimentos psicossociais, mais de 30 visitas a escolas estaduais, 24 palestras motivacionais e mais de 100 atendimentos a estabelecimentos comerciais e ambulantes, além das ações do Ronda no Bairro Presente, que leva cidadania à população em vulnerabilidade social, bem como o Ronda no Bairro Cultural, que valoriza o folclore e os artistas de Alagoas, com apresentações em espaços públicos inerentes as áreas atendidas pelo programa.

“O convite do Governo Federal é, para nós, de grande valia, mostra que estamos no caminho certo ao aliar o policiamento de proximidade com atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Ronda no Bairro é um modelo único de segurança pública, está além de todos os modelos que já existem no país e no mundo e estamos muito felizes pelo reconhecimento e satisfeitos por poder compartilhar essa nova forma de fazer segurança pública, tão defendida pelo governador Renan Filho, além das fronteiras de Alagoas”, conclui o superintendente do programa, coronel Cícero Silva.

Ascom – 12/04/2019


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/4/75/ce/reportercoitedonoia/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009