Aplicativo promove a troca de moeda sem IOF

SEOUL, SOUTH KOREA - FEBRUARY 22:  A South Korean banker carries US dollar bank notes at the Korea Exchange bank on February 22, 2005 in Seoul, South Korea. The South Korean won jumped to its highest intraday level in more than seven years in domestic trade on Tuesday, boosted by strong foreign equity buying and exporter deals. (Photo by Chung Sung-Jun/Getty Images)

Quando você vai viajar qual é a primeira coisa em que pensa? Quanta moeda estrangeira você vai comprar, certo?  E ir numa casa de câmbio às vezes pode ser muito chato. Um monte de papeis para preencher, filas e até reserva de valor se ele for muito alto. Seria tão fácil trocar o dinheiro com um conhecido…

Pensando nisso, uma startup brasileira criou o aplicativo Monepp, que inspirado na Uber, promove o encontro entre pessoas interessadas em trocar moedas. E o processo é simples, viu? É só se encontrar e trocar o dinheiro. ou seja, sem IOF (imposto sobre operações financeiras) e com uma taxa bem mais barata que a praticada no mercado.

Para começar a utilizá-lo é só realizar o cadastro e se preparar para começar a comprar e vender. Quem pretende vender deve informar quais moedas estão disponíveis, quais aceitam em troca e qual a cotação. Já para quem quer adquirir, basta apenas se cadastrar e, em seguida, buscar pela moeda que necessita e em qual região.

Atualmente é possível comercializar mais de 162 moedas pela plataforma, que inclui até o bitcoin – criptomoeda que só existe na web. Para a operação ser mais segura, além da necessidade de ser feita pessoalmente, o aplicativo conta com um sistema de rating que mostra quais são os usuários mais requisitados e confiáveis.

O Banco Central proíbe a venda de moedas estrangeiras sem que a contraparte seja um agente autorizado, pois de acordo com o governo, qualquer transação implicaria no pagamento de IOF. Embora a instituição considere a ação ilegal, na verdade ela é uma troca entre usuários, não podendo ser considerada uma transação comercial.

O aplicativo está disponível apenas para Android e não tem previsão para ser lançado no sistema iOS.

Yahoo

10/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *