Artista reproduz bordados de renda em peças de cerâmica coloridas

Autodidata Maria Corá mistura técnicas na criação de peças de arte popular. Coleção Marias das Alagoas envolve representação feminina e regional.

maria_cora_4

Ao apostar na criatividade e na versatilidade do uso de diferentes materiais para a produção da arte popular, a artista alagoana Maria Corá reuniu duas técnicas tipicamente nordestinas – cerâmica e bordado – para criar peças originais onde bordados de renda são reproduzidos em moldes de argilas coloridas.

Ela aprendeu ainda jovem a técnica de moldar e cozinhar a argila para transformá-la em cerâmica, em um período onde já dominava o trabalho artesanal de bordado em crochê.

Autodidata, Maria Corá aperfeiçoou as duas técnicas e transformou a produção de peças de artesanato.

“Antes eu fazia o dois trabalhos paralelamente até que decidi unir as duas técnicas criando um só trabalho que deixou de ser artesanato para virar arte popular. O que faço hoje é arte primeiro porque cada peça é única, depois, porque cada uma delas possui a minha identidade artística”, expõe Corá.

Com a recente coleção denominada ‘Marias das Alagoas’, a ceramista vem moldando na argila mulheres que trazem traços da cultura alagoana e nordestina.

“As peças que faço possuem representatividade do universo feminino e regional. Por isso, elas são alegres e trazem em si algumas representações da natureza, com traços livres e espontâneos que possuem uma identidade própria”, descreve a artista.

Atêlie
Todo o trabalho artístico de Maria Corá é desenvolvido no ateliê que fica no bairro do Pinheiro, em Maceió. Local onde são moldadas e queimadas as peças em um forno artesanal, em que é possível ver todo o processo criação, e onde também ficam expostas as peças para comercialização. As visitas devem ser agendadas previamente pelo telefone (82) 9-9999-6365.

g1

14/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *